terça-feira, 9 de agosto de 2016

Nossa Senhora do Livramento

NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO - BÍBLIA, HISTÓRIA, ORAÇÕES

A Bíblia diz que a oração dos Santos pode nos dar livramento (II Tessalonicenses 3,1-3; II Coríntios 1, 9-11) , pois "Sabemos que Deus não ouve pecadores, mas ouve o homem que o teme e pratica a sua vontade". João 9,31. Assim, Deus escuta com eficácia os pedidos de sua Mãe,Maria, que praticou sua vontade.

BASE BÍBLICA:
Nossa Senhora do Livramento é um dos muitos títulos da Virgem Maria, Mãe de Jesus, a Mãe daquele que ressuscitou dos mortos e "nos livra da ira que há de vir." (1 Tessalonicenses 1,10), pois se o Filho nos libertar, verdadeiramente seremos livres (João 8,36).

Invocar Nossa Senhora é certeza de livramento, pois a intercessão dela tem um valor altíssimo diante de Deus, já que é a Mãe dele, Jesus, que é Deus.

Pela mediação de Maria, Jesus mudou até os planos definidos por Deus ao realizar seu primeiro milagre (João 2,1-12), ainda que não fosse sua hora. E, assim, Maria deu o livramento da festa de Caná não acabar.

Nossa Senhora do Livramento, a Virgem Maria, por já estar junto de Deus, pode interceder por todos e vem em nosso auxílio como o anjo do Senhor que acampa ao redor dos que o temem, e os livra (Salmos 34,7)

Deus de fato envia seus anjos para nos socorrer e nos dar livramento.

E os Santos, assim como Nossa Senhora, desempenham no céu o mesmo papel dos anjos (Mateus 22,30; Isaías 62,6-7;Apocalipse 8,2-4), pois já ressuscitaram pelo batismo (Colossenses 2,12; 3,1).


Vejamos um trecho da Bíblia em que Deus dá livramento por meio de um Anjo:

E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava. (Atos 12,11)

Sobre a intercessão dos Santos nos dar livramento, diz a Bíblia:
"No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós;
2 E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.
3 Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno."
II Tessalonicenses 3,1-3

"9 Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos;
10 O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda,
11 Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito."
II Coríntios 1, 9-11

Deus levantou uma salvação poderosa na casa de Davi, através de Nossa Senhora nos dando seu Filho

"Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo; Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam; para que, Libertados da mão do inimigo o servíssemos sem temor" (Lucas 1,68-74).
E nosso principal inimigo é o pecado, do qual fomos libertados uma vez pelo Batismo, mas contra o qual ainda lutamos:

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
(Gálatas 5,1)


E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
(Romanos 6,18)

Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
(Romanos 8,2)

Por isso, é importante pedir que Nossa Senhora nos ajude na luta diária contra o pecado, contra os vícios, e nos dê livramento também deles.

A HISTÓRIA DO TÍTULO DE SENHORA DO LIVRAMENTO:
A Virgem Maria é invocada com o título de Nossa Senhora do Livramento para relembrar o livramento do fidalgo português Rodrigo Homem de Azevedo, preso pelo Duque de Alba, no século XVI.

Quando a Espanha dominou Portugal, na unificação conhecida como “União Ibérica”, todos os portugueses que se negassem render homenagens aos invasores, e especialmente a Felipe II foram presos imediatamente

Rodrigo Homem de Azevedo, um dos mais ardentes defensores da pátria lusitana. Sua esposa, devotíssima de Nossa Senhora, vendo o risco que corria a vida de seu marido, recorreu à rainha do céu, neste momento de angústia. A seguir, durante nove noites, a dedicada esposa sonhou com a virgem Maria que lhe aparecia dizendo-lhe: - “Não te agastes! Eu, que tudo posso, o livrarei. Se puderes, em algum tempo, edificar-me-ás uma casa”.

Terminada a novena, entre todos os detidos, somente Rodrigo Homem recebeu a ordem de voltar para sua casa. Seus amigos foram cumprimentá-lo e, dele, ouviram a narrativa da grande graça que lhe concedera a Mãe de Deus.

Em agradecimento, o nobre, mandou fazer uma imagem de Nossa Senhora do tamanho e forma, da visão que tivera em sonhos, sua esposa: vestida de branco, com os belos cabelos soltos e o menino Jesus no colo.

Devido às palavras da virgem: - “Eu o livrarei”, foi a ela conferido o título de Nossa Senhora do Livramento.

Terminada a novena, entre todos os detidos, somente Rodrigo Homem recebeu a ordem de voltar para sua casa. Mais tarde, esse nobre adquiriu um terreno apropriado e, ali, construiu um templo para a Virgem, invocada como Nossa Senhora do Livramento.

ORAÇÃO DO LIVRAMENTO
Digna-te, Senhor, livrar-me: Senhor, apressa-te em meu auxílio. Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua destra, e ouve-nos; , pois todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; para que nos meus caminhos haja livramento.
Livra-me dos que praticam a maldade, e salva-me dos assaltos e perigos.
Livrai-me dos invejosos, perversos e hipócritas, pois a fé não é de todos, mas fiel és tu, Senhor, para nos guardar do maligno.
Livra-me dos acidentes, da morte repentina, das pestes, da fome, das necessidades, das discórdias, pois te invoco para que no dia da angústia; me libertes.
Volta-te para mim, Senhor e diga-me como no Evangelho: estás livre da tua enfermidade.
Livrai-me das doenças corporais e espirituais, dos vícios da bebida e do fumo, das compulsões, das paixões desenfreadas, do pecado e da morte eterna.
Para que sejam livres os teus amados, salva-nos com a tua destra, e ouve-nos.
Livrai minha casa e minha família das brigas, dos maus entendidos, da maledicência, dos falsos amigos, dos ladrões e dos desastres naturais,
Livrai - nos de todos os inimigos espirituais, da força do Mal, dos poderes das trevas, de toda magia, feitiçaria e maus desejos.
Que nenhum mal chegue perto de mim e dos meus.
Dái-nos livramento, Senhor, pelo sangue de Jesus derramado da Cruz que venceu o Maligno.
Pela Cruz na qual o Senhor derramou seu sangue, Livrai-nos de todo mal.
Dos nossos inimigos visíveis e invisíveis, livrai-nos, Jesus!
De todo pecado, vício e doença, livrai-nos, Jesus!
Da Ira Divina, Livrai-nos, Jesus!
Da morte eterna, Livrai-nos, Jesus!

Pela Virgem Maria, tua Mãe, que livrou a festa de Caná do fracasso,
de todo fracasso, tristeza, depressão, livrai-nos, Jesus!
Senhora do Livramento, esteja sempre conosco
e nos dê livramento por tua intercessão,
pois o anjo do Senhor acampa
ao redor dos que o temem, e os livra
(Salmos 34,7).

Salmos 50,15; Salmos 59,2; Salmos 108,6; Salmos 40,13; Salmos 60,5; Joel 2,32; Lucas 13,12


Digna-te, Senhor, livrar-me:
Senhor, apressa-te em meu auxílio.
Salmos 40,13

Oração a Nossa Senhora do Livramento
"Ó milagrosa Senhora do Livramento, Mãe do Filho de Deus, advogada dos pecadores, protetora nossa nos momentos de angústia, nós nos consagramos inteiramente a Vós, para que debaixo da Vossa proteção possamos receber o perdão de todos os nossos pecados e, dignamente, participarmos do sacramento da eucaristia, porque só assim teremos forças para resistir às tentações do inimigo e merecer as graças de tanto necessitamos.

Ó minha boa Mãe, senhora do Livramento, lançai-nos sobre nós um olhar favorável e livrai-nos das tentações do demônio, da morte sem preparação, das desuniões famíliares e comunitárias, das doenças temporárias e incuráveis, físicas e mentais, dos nossos inimigos espírituais e materiais.

Agradecei a Deus por nós e ao Vosso Filho Jesus, por tudo de bom que recebemos nesta vida, até o presente momento, conservais-nos e não permitais que jamais nos separemos de Vós e da Santíssima Trindade, para que possamos gozar um dia das delícias do Céu, juntamente com os anjos e santos.

Livrai-nos, ó Virgem Mãe do Livramento, de todos os nossos inimigos e dos males que eles nos desejam e tentam fazer contra nós.

Protegei-nos como até agora o fizestes. E depois deste desterro, mostrainos Jesus, bendito o fruto do vosso ventre, que com tanto carinho carregastes em Vossos braços, para ser um dia nosso Salvador no sacrifício da cruz. Amém".

Os justos clamam, e o Senhor os ouve,
e os livra de todas as suas angústias.
Salmos 34,17

Muitas são as aflições do justo,
mas o Senhor o livra de todas.
Salmos 34,19

ORAÇÃO
Mãe Santíssima, Senhora do Livramento, com toda disponibilidade a Senhora se colocou a serviço de Deus e dos irmãos e irmãs. Com perseverança levou adiante sua missão, com carinho educou o menino Jesus.

Ao lado de São José, formou o santo lar de Nazaré. Ajudai-nos, a fazer de nossas famílias, um novo lar de Nazaré, onde reinem a paz e a concórdia.

Livrai-nos da descrença, do orgulho e da ambição. Livrai-nos da desunião e do rancor, dos perigos da imoralidade.

Ó Mãe querida, conduzi-nos a seu filho Jesus, nosso Salvador, a fim de “fazermos tudo o que Ele nos disser”. AMÉM.

Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu,
e o salvou de todas as suas angústias.
Salmos 34,6

Oração de Nossa Senhora do livramento
Ó Virgem Maria Senhora do Livramento, livrai os vossos fihos de todos os perigos Que ameaçam as nossas familias A nossa sociedade e a nossa igreja.
Fazei que nos amemos uns aos outros no amor que vós tendes para conosco. Dai-nos força e coragem para construirmos um mundo de paz, aquela paz que nos foi trazida por vosso divino filho.

Fazei-nos dóceis e disponíveis à vontade do pai afim de sermos istrumentos úteis na trasformação do mundo. Sede intercessora nossa junto ao vosso filho Jesus para alcançarmos do Pai a graça de colaborarmos com a igreja, Rocha firme e inabalável, contra a qual ninguém pode vencer.

Dái-nos a graça de sermos fraternos entre os irmãos, filiais para convosco, para que consigamos construir, aqui na terra, a morada do céu. Isto vos pedimos,ó Mãe do Livramento, para que intercedais a Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus com o Pai e o Espirito Santo. Amém.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
Nossa Senhora do Livramento,
Mãe de Deus, nossa Mãe
Com o olhar confiante vos contemplamos.

Como exemplo, guia e protetora dos filhos devotos.
Dirigimo-nos a vós como filhos,
porque necessitamos do vosso auxílio.
Só em pensar que temos Mãe junto de Deus, sentimo-nos reanimados,
apoiados e guiados pela mão materna.

Renovai-nos espiritualmente
para que saibamos enxergar a vida mais bela.
Levantai-nos para caminhar sem medo
nas tribulações da vida. Dai-nos vossa mão
para que acertemos o caminho da salvação eterna.

Nossa querida Mãe,
NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO,
abençoai-nos e guardai-nos junto de vosso coração,
e conduzi-nos ao coração eterno e amoroso do Pai. Amém!

"Nossa Senhora do Livramento
Livrai-nos de todos os perigos do corpo e da alma"
fonte:http://rezairezairezai.blogspot.com.br/2015_05_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário