quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

N S do Equilibrio


Histórico de Nossa Senhora do Equilíbrio:
Um dia de 1967, um monge da abadia de Fattochie, em Roma, rezava distraidamente.Vinha-lhe à mente, de modo obsessivo, a palavra equilíbrio. Saindo da Capela, foi ao sótão do mosteiro para colocar algumas coisas em ordem. De repente, caiu-lhe nas mãos uma rude e compacta tábua sobre a qual estava fixada uma chapa metálica oxidada com o relevo de uma orante.
Inspiradamente exclamou: Santa Maria do Equilíbrio !!!

E entregou-a ao monge Armando Paniello, que a reproduziu numa estampa com um vestido amarelo, frisado, e longo, véu azul, da cabeça aos pés, braços e mãos estendidos verticalmente até o colo, pés descalços, como que a admoestação, nesta posição hierática, um espiritual equilíbrio.
Em 19 de setembro de 1968, Dom Armando solicitou uma audiência com o Papa Paulo VI. Ao receber a estampa, o Pontífice, radiante e de braços abertos exclamou:

“Santa Maria do Equilíbrio!… ah, é justamente dela que se precisa!”.
“Qual deve ser o dia de sua festa?” – perguntou-lhe o monge.
Ao que responde o papa:
“Dela não existe uma festa, porque deve ser invocada da manhã à noite”.

Propagada pela Irmã Aquilina em 1993, a devoção a santa chegou a Curitiba. Em fevereiro de 1994 o arcebispo da cidade, D. Pedro Fedalto, lançou o desejo de edificar um santuário dedicado à Nossa Senhora do Equilíbrio.Em 25 de outubro de 1998, foi lançada a pedra fundamental da obra e em 31 de maio de 2000, o ano do grande Jubileu de Jesus Cristo, foi assinado o contrato de comodato com a Mitra Arquidiocesana. No mesmo ano, em setembro, foi fundada a Associação Luz do Mundo para gerir a grande obra, tendo como presidente a própria Irmã Aquilina.
Informações extras: Rua Amadeu Pinto, 4505- Curitiba/ PR

HISTÓRICO DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DO EQUILÍBRIO:

A devoção à Nossa Senhora do Equilíbrio começou a ser propagada em maio de 93 pela Irmã Aquilina, religiosa da Congregação das Irmãs da Sagrada Família, nos Grupos de Oração por onde pregava.

No Gabaon de 94, tradicional evento de carnaval organizado pela RCC, na celebração Eucarística, Dom Pedro Fedalto, Arcebispo Metropolitano de Curitiba, lança à Renovação Carismática o desejo de edificar um Santuário dedicado a Nossa Senhora do Equilíbrio.

Em 97 Dom Pedro Fedalto renova o desejo à RCC e à Irmã Aquilina. Depois de certo tempo surgiu a hipótese da construção do Santuário no terreno pertencente ao Seminário São José, no bairro do Orlens. Começou, então, a criar vulto a idéia de, juntamente com o Santuário e tendo-o como ponto de irradiação espiritual, construir-se um grande complexo de evangelização denominado de Centro Católico de Evangelização Luz do Mundo, composto por um pavilhão para grandes eventos, uma casa de retiros para 200 participantes e um salão de palestras para eventos menores. Enfim, um trabalho voltado à Igreja e à comunidade, visto que o terreno que abriga o complexo mede aproximadamente 47 mil m2.Em 25 de outubro de 1998, foi lançada a pedra fundamental da obra; em 31 de maio de 2000, o ano do grande Jubileu de Jesus Cristo, foi assinado o contrato de comodato com a Mitra Arquidiocesana proprietária do terreno e no dia 08 de setembro do mesmo ano foi fundada a Associação Luz do Mundo para gerir a grande obra, tendo como presidente Irmã Aquilina, SF.
A casa do caseiro, sala de palestras para 500 participantes e refeitório já estão concluídas, iniciaremos, ainda este semestre, a construção de um complexo de banheiros anexo ao refeitório. O Santuário, propriamente dito, também já está quase totalmente pronto restando somente a parte de arte sacra, a qual está em processo de desenvolvimento por um studio de Curitiba e tão logo fique pronto e tenhamos a verba necessária daremos início à confecção.

Dom Pedro Fedalto sempre tem demonstrado um grande carinho por esta obra, aliás foi seu idealizador e grande incentivador. O mesmo temos notado nos Padres do Seminário São José. Dom Moacir, nosso novo Arcebispo, manifesta o mesmo desejo do seu predecessor de que se leve adiante este grandiosa obra de Evangelização de nossa querida Arquidiocese de Curitiba.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO EQUILÍBRIO:
Virgem Mãe de Deus e dos homens,Maria Santíssima,
Pedimos-vos o dom do equilíbrio cristão, hoje tão necessário à Igreja e ao mundo. Livrai-nos de todo o mal; salvai-nos do egoísmo, do desânimo, do orgulho, da presunção e da dureza de coração. Dai-nos tenacidade no esforço, calma no insucesso, humildade no êxito feliz. Abri nossos corações à santidade. Fazei que pela pureza de coração, pela simplicidade e amor à verdade, possamos conhecer nossas limitações. Alcançai-nos a graça de compreender e viver a palavra de Deus. Concedei-nos que, pela Oração, Amor e Fidelidade à Igreja na pessoa do Sumo Pontífice…, vivamos em comunhão fraterna com todos os membros do Povo de Deus, Hierarquia e fiéis. Despertai-nos profundo sentimento de solidariedade entre irmãos, para que possamos viver, com Equilíbrio, a nossa Fé, na Esperança da eterna salvação. Nossa Senhora do Equilíbrio, a Vós nos consagramos, confiantes na ternura da vossa maternal Proteção.Divino Espírito Santo, que deste a Maria todo equilíbrio emocional e físico, dai-nos a graça de abandonar em vós nossos sentimentos e emoções,desejos e aspirações, a amar acima de tudo a Deus e não querer nada que me prejudique nem me afaste da Sua Vontade. Dai-nos a graça da paciência nas demoras, e do discernimento para procurar as pessoas certas que nos ajudem na cura de nossas feridas emocionais provocadas pela falta do amor verdadeiro e de escolhas erradas. Queremos abandonar-nos aos pés daquele que tudo pode transformar e equilibrar:
“Confiai-lhe todas as vossas preocupações , porque Ele tem cuidado de vós" (I Pedro 5,7)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio agora e sempre amém.
Pai Nosso e Ave Maria

Oração a Nossa Senhora do Equilíbrio
Virgem Mãe de Deus e dos homens, MARIA. Pedimos-vos o dom do equilíbrio cristão, hoje tão necessário à Igreja e ao mundo. Livrai-nos de todo o mal; salvai-nos do egoísmo, do desânimo, do orgulho, da presunção e da dureza de coração. Daí-nos tenacidade no esforço, calma no insucesso, humildade no êxito feliz. Abri nossos corações à santidade. Fazei que pela pureza de coração, pela simplicidade e amor à verdade, possamos conhecer nossas limitações.

Alcançai-nos a graça de compreender e viver a palavra de Deus. Concedei-nos que, pela Oração, Amor e Fidelidade à Igreja na pessoa do Sumo Pontífice e dos meus formadores e superiores…, vivamos em comunhão fraterna com todos os membros do Povo de Deus, Hierarquia e fiéis. Despertai-nos profundo sentimento de solidariedade entre irmãos, para que possamos viver, com Equilíbrio, a nossa Fé, afetividade e sexualidade na Esperança da eterna salvação. Nossa Senhora do Equilíbrio, a Vós nos consagramos, confiantes na ternura da vossa maternal Proteção.

Divino Espírito Santo, que deste a Maria todo equilíbrio emocional e físico, dai-nos a graça de abandonar em vós nossos sentimentos e emoções, desejos e aspirações, a amar acima de tudo a Deus e não querer nada que me prejudique nem me afaste da Sua Vontade. Daí-nos a graça da paciência nas demoras, do discernimento para procurar as pessoas certas que nos ajudem, da cura de nossas feridas emocionais provocadas pela falta do amor verdadeiro e de escolhas erradas.
Nossa Senhora do Equilíbrio rogai por nós

Onde você precisa de equilíbrio hoje? 
Queremos abandonar aos pés d´Aquele que tudo pode transformar e equilibrar:“Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós” (I Pedro 5,7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário