quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

N. S. da Doce Espera - Virgem da Expectação do parto - Virgem da Esperança

Devoção que nasce desde o princípio do Cristianismo
As origens desta devoção mariana datam do princípio do Cristianismo, e tem profundas raízes bíblicas. Como explica o sacerdote Miguel Manzaneras, "já no Antigo Testamento o profeta Isaías anuncia o grande sinal divino da donzela grávida que dará a luz a um filho que será chamado 'Emmanuel', que significa 'Deus conosco' (Is7, 14)", uma profecia que "se cumpriu plenamente na Virgem Maria".

Nas Sagradas Escrituras também está a primeira grande devota à Nossa Senhora da Doce Espera; trata-se de Santa Isabel, quem proclamou o "Ave Maria", declarando-a como "a mulher bendita entre todas as mulheres pelo fruto de seu ventre", como sublinha o Padre Manzanares.
Foi só até o X Concílio de Toledo quando se estabeleceu oficialmente o dia oitavo, antes do Natal, como data para celebrar a Virgem Mãe, mantendo-se igualmente a solenidade da Encarnação que ocorre a cada 25 de março. Com o tempo esta devoção recebeu outros nomes como o da Virgem da Expectação do parto, ou Virgem da Esperança.
Além da Bolívia, com sua celebração em La Paz, vários países também tem especial devoção a esta bela invocação, entre eles Argentina, Paraguai e Peru.

Entendo que é a mesma que a N S do Ó
link http://www.gaudiumpress.org/content/64769-Igreja-na-Bolivia-promove-Procissao-com-Nossa-Senhora-da-Doce-Espera-como-preparacao-ao-Advento#ixzz3wksUyOHh
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário