O milagre de Calanda
Nossa Senhora nunca deixa de atender seus devotos. Ela faz mais do que pedem. Em 1640 em Calanda, na Baixa Aragona, diocese de Saragoça, Espanha, um agricultor de 23 anos, Miguel Juan Pellicer, enquanto dormia, tece, de repente, de um modo misterioso, reatada a perna que havia sido amputada logo abaixo do joelho, por causa de uma gangrena.
Miguel Juan Pellicer costumava esmolar diante do Santuário de Nossa Senhora do Pilar e era muito devoto da Virgem. Seguidamente ele passava, no toco da perna, óleo das lamparinas que se acendiam na capela de Nossa Senhora.
No dia 29 de março de 1640 estava na casa dos pais em Calanda. As 22 horas, ele deitou na sala e se cobriu com o manto e sonhava que estava no interior do Santuário, ungindo o toco da perna. Meia hora depois de ir dormir, os pais acordaram, estupefatos, por verem que debaixo do manto apareciam ambos os pés.
O Arcebispo de Saragoça fez um inquérito e diante das testemunhas provou-se que fora em verdadeiro milagre acontecido por intercessão da Virgem do Pilar. Até o rei Henrique IV da Espanha, quis receber o jovem curado, em Madri. Ao recebê-lo, ajoelhou-se e lhe beijou a perna.
O processo de verificação durou apenas alguns meses, com dezenas de testemunhas. Provou-se que a perna reatada era a mesma (com os sinais peculiares) que havia sido amputada pelos médicos, dois anos e meio antes, devido a uma gangrena, e sepultada no cemitério do hospital de Saragoça a mais de cem quilometros de Calanda. Nossa Senhora provou que tem poder de ajudar seus filhos, principalmente os devotos, fazendo verdadeiro milagres.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Quando Nosso Senhor Jesus Cristo, antes de voltar para o Pai, deu aos seus Apóstolos e discípulos as últimas instruções referentes à missão que lhes encomendava nesta Terra, disse-lhes: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28, 19). Indicava-lhes assim que o anúncio da Boa-Nova não devia ficar restrito ao povo eleito, mas, pelo contrário, abranger todos os homens.