Pietá, Baciccio, Apoteose da Ordem de São Francisco, G.N.Arte Antica, Roma, 1667
Giovanni Bellini, Pietá, 1505
Pietá, 1505, óleo sobre madeira, 65 x 90 cm, Gallerie dell'Accademia, Veneza
reinterpretação para a obra Pietá.
reinterpretação para a obra Pietá.
Gustave Mureau - 1854
http://image.slidesharecdn.com/lapiet-121228181004-phpapp02/95/slide-4-638.jpg?1356739848
1. A Pietàde Miguel Ângelo
1. A Pietàde Miguel Ângelo
2. • Robert Hupka obteve autorização para fotografar a Pietà, durante toda uma noite... Fez centenas de fotografias de todos os ângulos, de todas as maneiras possíveis, subiu a andaimes...
3. A exposição das fotos teve lugar na Capela do Bispo,em ambiente íntimo, na semi penumbra, com músicade cânticos gregorianos em fundo. Num silêncioabsoluto. As fotografias, todas a preto e branco, oenvolvimento numa semi obscuridade, convidavam auma oração profunda...
4. Quando interrogaram Robert Hupka sobre a contemplação da Pietà, ele respondeu: Encontrei-me, pela primeira vez na minha vida, com a verdadeira grandeza.»
5. Miguel Ângelo (com apenas 23 anos de idade) ficou tão apaixonado por esta sua primeira grande obra de escultura, que deixou gravado o seu próprio nome na faixa que atravessa o seio da Virgem Maria, o que não acontece em nenhuma outra obra sua. Alguém definiu maravilhosa obra como «A pedra que é uma ternura.»
6. Ao perguntarem a Miguel Ângelo porque é que tinha esculpido o rosto da Mãe tão jovem como o do Filho respondeu: «As pessoas apaixonadas por Deus nunca envelhecem!»
Nenhum comentário:
Postar um comentário