sexta-feira, 31 de maio de 2013

Nossa Senhora da Cabeça – 12 agosto


A história de Nossa Senhora da Cabeça

Nossa Senhora da Cabeça possui uma história maravilhosa, que teve seu início no ano de 1227, nos contrafortes da Serra Morena, Andaluzia, região espanhola, onde fica situada a cidade de Andujar, a 18 km. do pico denominado Cabeça.

As terras ao lado da montanha eram utilizadas como pasto, sobretudo para criação de carneiros, vigiados por pastores. Gente simples, pobre e religiosa. Dentre eles, João Alonso Rivas, natural de Granada, filho de cristãos cativos e fugitivos da tirania dos mouros, dos Árabes. Durante a fuga, João Rivas perdeu um braço.

João era muito piedoso e muito devoto da Virgem Maria, a quem dedicava suas orações, enquanto apascentava suas ovelhas. Por várias vezes, parecendo vir do alto da montanha, ele ouvia um toque de sineta. Pensava: “deve ser pura imaginação, coisa de um viver solitário, nestas terras altas”.

Numa noite, 12 de agosto de 1227, o pastor João Rivas, ouvindo mais distantemente o som da sineta, seus olhos depararam com um brilhante luzeiro no alto do Monte Cabeça. Ele, sem dúvidas nem medo, partiu em direção ao Célebre pico.

Chegando lá, ouviu o toque da sineta saindo da gruta, de onde saíam também, raios luminosos. Entrando na caverna viu, sobre as pedras, uma belíssima Imagem de Nossa Senhora, e a sineta presa a um galho, ao lado da Virgem, continuava a bater.

Voltando ao normal, João dirigiu-se à Mãe de Deus e perguntou: “fostes vós, ó minha Mãe, que pelo vosso influxo me atraístes à Vossa presença, para divulgar os Vossos desígnios? Se assim é, dizei-me o que devo fazer e a Vossa vontade será cumprida”.
E uma voz dulcíssima, que parecia vir do céu, falou-lhe assim: “Não temas, servo de Deus. Vai à cidade de Andujar e dizei a quantos encontrares que chegou o tempo de cumprir a vontade de Deus, fazendo construir neste lugar, um templo, onde hão de operar os prodígios em favor dos que acreditarem”.
João prometeu à Virgem Mãe de Deus, fazer tudo quanto Ela ordenara. Temendo que os habitantes de Andujar achassem que ele fosse um louco visionário ou impostor, recebeu de Nossa Senhora o SINAL: “Vai cristão venturoso! O testemunho de suas palavras será o teu braço perdido que eu te restituo”.

João Rivas viu seu braço direito perfeitamente são. Ao clarear do dia, João Rivas, tendo à frente o Vigário e outras autoridades, foram ao Monte Cabeça, levaram a Imagem milagrosa para Andujar e foi aclamada Padroeira sob a invocação de Nossa Senhora da Cabeça.

Daí em diante, foram multiplicando-se os milagres operados por Deus, pela intercessão da Padroeira. Dentre os muitos milagres realizados, teve grande repercussão o que se deu em favor de um nobre senhor condenado à morte (cortar a cabeça), o qual fez voto de ir, se a Virgem o salvasse, depositar uma cabeça de cera aos pés da Sagrada Imagem.

Na hora da execução da pena de morte, a multidão em delírio, viu chegar o mensageiro do rei trazendo a graça ao condenado: “A Virgem o libertou!” O feliz agraciado cumpriu seu voto e é em recordação de tão extraordinário acontecimento que a partir daí, nos Santuários dedicados à Nossa Senhora da Cabeça, a Imagem dela é representada trazendo na mão direita, uma cabeça.

Manual do devoto, Confraria de Nossa Senhora da Cabeça da Catedral do Rio de Janeiro, pág. 10ss. Rio-1910).

No Brasil, desde 1910, Nossa Senhora da Cabela é venerada na Catedral do Rio de Janeiro.

Em 1948, o lojista Sr. Aristonides Afonso do Prado e sua esposa D. Maria Luiza, perdizenses, trouxeram do Rio de Janeiro, uma imagem de Nossa Senhora da Cabeça, para a cidade de Perdizes/MG, e juntamente com o Vigário, o Revmº. Pe. Henrique Oliver, fizeram a primeira festa em novembro de 1948, distribuindo a Oração da Novena. O motivo de tudo isso foi uma grave doença que padecia o Sr. Aristonides e da qual foi curado totalmente, em razão da promessa feita a Nossa Nossa Senhora da Cabeça.

Em 1966, assume a direção da Paróquia o Revmº Pe. Calimério Afonso Nunes, que deu continuidade à realização da Festa e procurou incentivar a devoção, vendo nela o melhor caminho de levar os fiéis até Jesus e seu Evangelho. Ele fixou todas as Quartas-feiras, às 19:00, Missa e Novena Perpétua, em favor dos doentes, e Nossa Senhora tem concedido muitas graças de curas de males físicos e espirituais.

O testemunho de todas estas graças se manifesta, nos mais variados objetos que são depositados no seu altar, e também nas cartas que chegam de todas as partes do Brasil, até onde chega o conhecimento desta devoção.

Hoje, com o objetivo de melhor atender aos devotos e romeiros que visitam a Imagem de Nossa Senhora da Cabeça, durante todo o ano, foram instituídos outros horários, com celebração Eucarística, novena e benção especial para os doentes. Esses horários são: quartas-feiras às 19:00 horas e domingos às 09:00 horas na Igreja Matriz e aos domingos às 17:00 na Construção do Santuário.

Como a Igreja Matriz se tornou pequena para acolher tantos devotos, sobretudo nas festas (mais de 20.000 romeiros, na última festa), está sendo construído um Santuário, no Bairro Ferreirinha, na parte mais alta da cidade, em terreno espaçoso, doado por um devoto e sua família.

Com a aprovação do Sr. Bispo Dom João Bosco Oliver de Faria e de todo o clero da Diocese de Patos de Minas, foi elaborada planta do Santuário de Nossa Senhora da Cabeça. Uma construção moderna, tendo Igreja espaçosa para acolher cerca de 1.000 pessoas assentadas, várias sacristias, sala de Ministros da Eucaristia, espaço para Coral, Capela do Santíssimo, Copa, escritório, sala para confissões, etc.

Na parte de baixo possui sala de Milagres, refeitório, banheiros, sala para Catequese, livraria, salão do peregrino, etc. Ampla passarela para visitação à Imagem, com escada contendo degraus conforme os cinco Mistérios do Terço.
Santuário Diocesano: http://www.sivolc.com/ns/historico.php

http://cleofas.com.br/a-historia-de-nossa-senhora-da-cabeca/
O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O título de Nossa Senhora da Cabeça se prende a seu aparecimento, em 1227, ao pastor João Rivas, no Monte da Cabeça, que faz parte da Serra Morena, na Espanha, nas imediações da vila de Andújar, na Andaluzia. O testemunho do pastor de que havia visto num clarão no alto do monte a Virgem Maria foi ratificado pelo fato de que a Senhora lhe restituíra o braço que lhe faltava. O Monte da Cabeça tornou-se rapidamente lugar de peregrinação mariana, o que valeu a Maria esse novo título. 

A novena é construída a partir das passagens dos Evangelhos a respeito de Maria, em três seções de três dias cada uma. Na primeira seção Maria é a nova Eva, considera-se sua vocação à virgindade e sua maternidade. Na segunda seção, medita-se nos fatos ligados à sua vida com Jesus: a fuga para o Egito, o encontro no Templo e a vida em Nazaré. Finalmente, na última seção, o fato de que Maria continua de certo modo a obra de Jesus, que curava os doentes, junto a nós, como Jesus na Eucaristia, sendo verdadeiramente nossa mãe. 

Cada dia segue-se o mesmo esquema: oração inicial, leituras bíblicas e reflexão, seguidas de louvor e de oração em que somos convidados a pedir as graças de que necessitamos.

NOSSA SENHORA DA CABEÇA - MILAGRES, GRAÇAS ALCANÇADAS, HISTÓRIA
Nossa Senhora da Cabeça possui uma história maravilhosa, que teve seu início no ano de 1227, nos contrafortes da SERRA MORENA, ANDALUZIA, região espanhola, onde fica situada a cidade de ANDUJAR, a 18 km. do pico denominado CABEÇA.

As terras ao lado da montanha eram utilizadas como pasto, sobretudo para criação de carneiros, vigiados por pastores. Gente simples, pobre e religiosa. 

Dentre eles, JOÃO ALONSO RIVAS, natural de Granada, filho de cristãos cativos e fugitivos da tirania dos mouros, dos Árabes. Durante a fuga, João Rivas perdeu um braço.

João era muito piedoso e muito devoto da Virgem Maria, a quem dedicava suas orações, enquanto apascentava suas ovelhas. 

Por várias vezes, parecendo vir do alto da montanha, ele ouvia um toque de campainha. Pensava: “deve ser pura imaginação, coisa de um viver solitário, nestas terras altas”.

Numa noite, 12 de agosto de 1227, o pastor João Rivas, ouvindo mais distantemente o som da campainha, seus olhos depararam com um brilhante luzeiro no alto do Monte Cabeça. 

Ele, sem dúvidas nem medo, partiu em direção ao Célebre pico. 

Chegando lá, ouviu o toque da campainha saindo da gruta, de onde saíam também, raios luminosos. 

Entrando na cavernaviu, sobre as pedras, uma belíssima Imagem de Nossa Senhora, e a campainha que presa a um galho, ao lado da Virgem, continuava a bater. 

Voltando ao normal, João dirigiu-se à Mãe de Deus e perguntou: 
“fostes vós, ó minha Mãe, que pelo vosso influxo me atraístes à Vossa presença, para divulgar os Vossos desígnios? Se assim é,dizei-me o que devo fazer e a Vossa vontade será cumprida”.

E uma voz dulcíssima, que parecia vir do céu,falou-lhe assim: 
“Não temas, servo de Deus. Vai à cidade de Andujar e dizei a quantos encontrares que chegou o tempo de cumprir a vontade de Deus, fazendo construir neste lugar, um templo, onde hão de operar os prodígiosem favor dos que acreditarem”. 

João prometeu à Virgem Mãe de Deus, fazer tudo quanto Ela ordenara. 

Temendo que os habitantes de Andujar achassem que ele fosse um louco visionário ou impostor, recebeu de Nossa Senhora o SINAL: 

“Vai cristão venturoso! O testemunho de suas palavras será o teu braço perdido que eu te restituo”.

João Rivas viu seu braço direito perfeitamente são. 
Ao clarear do dia João Rivas, tendo à frente o Vigário e outras autoridades, foram ao Monte Cabeça, levaram a Imagem em triunfo para Andujar e foi aclamada Padroeira sob a invocação de NOSSA SENHORA DA CABEÇA.

Daí em diante, foram multiplicando-se os milagres operados por Deus, pela intercessão da Padroeira. 

Dentre os muitos milagres realizados, teve grande repercussão o que se deu em favor de um nobre senhor condenado à morte (cortar a cabeça), o qual fez voto de ir, se a Virgem o salvasse, depositar uma cabeça de cera aos pés da Sagrada Imagem.

Além de fazer o milagre pedido, na hora da execução da pena de morte, a multidão em delírio, viu chegar o mensageiro do rei trazendo a graça ao condenado: “ A Virgem o libertou!”

O feliz agraciado cumpriu seu voto e é em recordação de tão extraordinário acontecimento que a partir daí , nos Santuários dedicados à Nossa Senhora da Cabeça, a Imagem dela é representada trazendo na mão direita, uma cabeça ( confere: Manual de Nossa Senhora da Cabeça, pág. 10ss. Rio-1910).

No BRASIL, desde 1910, NOSSA SENHORA DA CABEÇA é venerada na Catedral do Rio de Janeiro.

ALGUNS MILAGRES E GRAÇAS ALCANÇADAS:
FESTA EM AÇÃO DE GRAÇAS:
Em 1948, o lojista Sr. Aristonides Afonso do Prado e sua esposa D. Maria Luiza, perdizenses, trouxeram do Rio de Janeiro, esta IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA CABEÇA, para nossa cidade de Perdizes, e juntamente com o Vigário, o Revmº. Pe. Henrique Oliver, fizeram a primeira festa em novembro de 1948, distribuindo a Oração da Novena. O motivo de tudo isso foi uma grave doença que padecia o Sr. Aristonides e da qual foi curado, totalmente, em razão da promessa feita a NOSSA SENHORA DA CABEÇA

QUADRO LIVRE DO FOGO AUMENTA FÉ NO POVOADO DE ARAPIRACA:
Um milagre atribuído à santa foi quando o quadro conseguiu, sem explicação plausível, escapar do incêndio que tomou conta de uma casa no povoado de Arapiraca. Depois disso, tornou-se o principal atrativo para os fiéis que passaram a acreditar no poder prodigioso da santa. Em todas as entrevistas a história é relatada. Para os depoentes o ocorrido foi um aviso sobrenatural.

VARRENDO CAPELA EM AÇÃO DE GRAÇAS:
Moradora do povoado Tenda, Raimunda Ferreira diz que teve seus pedidos atendidos.

No ano de 2.000, a neta de Dona Raimunda, que tinha quatro anos de idade, tomou banho em um baixão na sexta-feira da Paixão durante a Semana Santa e “no sábado da Aleluia ela amanheceu com a cabeça cheia de caroços”.

A mãe de Adriana estava decidida a cortar os cabelos da criança, para tentar amenizar o problema: “a menina chorou, não queria cortar os cabelos. Então eu cheguei lá e pedi que não cortasse, pois eu faria a promessa a Nossa Senhora da Cabeça para que ela ficasse boa”, afirma Dona Raimunda.

Ela prometeu então que, se sua neta fosse curada, ela iria varrer a capela de Nossa Senhora da Cabeça e Adriana, sua neta, juntaria o lixo durante a novena, no mês de maio. “Eu ainda passei um remédio caseiro na cabeça da menina, mas acredito que Nossa Senhora da Cabeça foi quem fez o milagre pra que ela ficasse boa”, revela dona Raimunda, que diz ter recorrido à santa ainda em outras ocasiões.

LIVRE DE PEDRAS NOS RINS:
Em 2006, Raimunda Ferreira descobriu que tinha muitas pedras nos rins, o médico, na cidade de Floriano, passou uma medicação e falou para ela retornar depois para fazer exames e ver se era preciso operar. Antes de tomar os remédios, ela recorreu à santa pedindo a cura.

Quando retornou ao médico, ela constatou que não tinha mais pedras nos rins. “Era uma pedra, era grande, foi milagre”, afirma.

EMPRESÁRIO CURADO DE ANEURISMA CEREBRAL:
Daniel Brito de Lima, empresário, residente em Teresina, passou por uma situação delicada no ano de 2000, quando sofreu um aneurisma cerebral e ficou em estado grave. Chegou a passar 30 dias em coma induzido.

Durante esses 30 dias, sua mãe buscou forças na fé para conseguir a cura para seu filho.

Segundo Daniel, os médicos já tinham dito para sua mãe que as chances de escapar vivo ou sem   aquelas eram mínimas e que ela deveria se apegar a Deus. Então ela descobriu a existência da imagem da santa em Teresina, na igreja São Benedito. Devota também de São Francisco de Assis, a família passou a se apegar a Nossa Senhora da Cabeça.

Daniel conta que a experiência fora do seu corpo que teve durante o coma induzido foi um encontro com seu pai e avô e que “eles colocaram a mão na minha cabeça e disseram: - Não é a sua hora. Eu tive a sensação de que naquele momento eu acordei do coma”, lembra.


Depois de ter acordado do coma, sua mãe lhe disse que tinha se apegado a Nossa Senhora da Cabeça, Daniel afirma que ficou curioso para conhecer a santa e agradecer. “O que me foi dito é que ela é a Mãe e tudo que se pede ela faz pelo filho. Então foi pedido a ela para que ajudasse, orientasse e guiasse os médicos para que tudo desse certo”, diz ele. Curado, Daniel, considera-se abençoado por Nossa Senhora da Cabeça. Um funcionário da

sua empresa, que é natural de Socorro do Piauí, contou-lhe que no povoado Tenda havia a capela de Nossa Senhora da Cabeça e que muitas pessoas iam pagar promessas por lá. Desde então surgiu o interesse para conhecer o local.

No ano seguinte, em 2001, Daniel foi à novena no povoado, com a mãe e a esposa, que, na época, ainda era namorada. “Eu conheci a história da imagem quando cheguei lá. Soube que ela estava em uma casa que pegou fogo. E desde então vou todos os anos. Desde o primeiro ano em que fui, participo da procissão descalço com o andor no meu ombro”, afirma.

Ele conta que sempre leva alguém, e que em 2008 levou um ônibus com várias pessoas.

Para estimular a fé na santa, sempre leva camisas, chapéus, santinhos para a comunidade com o intuito de divulgar a procissão, “eu fiz a promessa que enquanto eu for vivo, todos os anos eu vou
participar da procissão”.

LIVRE DE PROBLEMA NA CABEÇA:
A tesoureira, Magnólia Carvalho Lima do Amaral, que é da cidade de Guadalupe e reside em Teresina, afirma que teve um problema na cabeça em julho de 2007, quando sofreu uma queda ocasionada por um desmaio repentino. Sua irmã, que conhecia a santa por meio do Daniel Brito, fez uma promessa para que, se não fosse nada grave, ela iria pagar a promessa na capela de Nossa Senhora da Cabeça, acompanhando a procissão.

Em maio de 2008, Magnólia foi ao município de Socorro do Piauí e acompanhou a procissão de Nossa Senhora da Cabeça no povoado Tenda. Ela diz que foi abençoada pela santa:

“Fui rezando, acompanhando a procissão, me considero devota”.

CURADA DE BRAÇO ENCOLHIDO:
Jacileide Reis, que reside no povoado Tenda, tinha sete anos de idade quando a mãe fez uma promessa a Nossa Senhora da Cabeça para que ela fosse curada de um problema no braço. Segundo a devota, o braço da filha “era encolhido” e as demais crianças ficavam rindo dessa anomalia. A mãe de Jacileide então prometeu que se seu braço melhorasse, mandaria fazer um braço de madeira (ex-voto) para colocar aos pés da santa.

“A graça foi alcançada, porque meu braço era bem encolhido, hoje já consigo esticá-lo um pouco e minha mãe colocou o braço de madeira junto com a santa”, afirma a pagadora de promessa, hoje com 33 anos, e que ainda leva seu filho para assistir à novena de Nossa Senhora da Cabeça. 

CIRURGIA BEM SUCEDIDA:
Janecleide ainda afirmou que há cinco anos foi fazer uma cirurgia nos rins e se apegou à santa para que tudo desse certo. Ela afirma que teve a graça mais uma vez alcançada e pagou a promessa rezando durante a novena, que acontece no mês de maio.

http://rezairezairezai.blogspot.com.br/2012/07/nossa-senhora-da-cabeca-milagres-gracas.html

2 comentários:

  1. Meu nome é Ana Clara eu tenho 11 anos. Eu tenho uma tia que adora a Nossa Senhora da Cabeça.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma grande graça minha filha teve meningite meningococcica 45diad de como para os médicos se sobrevive se vegetaria hoje ela é cadeirante tetraplégica mas com à cabeça perfeita estda na faculdade USJT é ProUni 100% no curso de Ciências da computação tudo por honra e Glória à nossa senhora da Cabeça.

    ResponderExcluir