sexta-feira, 31 de maio de 2013

Nossa Senhora da Ajuda

Nossa Senhora da Ajuda
Porto Seguro - BA

“Santuário é casa de Deus, morada de Maria, lugar de irmãos.” (João Paulo II)

A beira do Oceano Atlântico fica localizado um bonito distrito de Porto Seguro, na Bahia, chamado Arraial d’Ajuda. Durante séculos, este lugar foi um oásis de sossego e tranquilidade. As gerações nativas viviam em harmonia com a natureza, aproveitando as riquezas do mar e da Mata Atlântica, vivendo neste lugar sob a proteção do manto de Nossa Senhora d’Ajuda;

Aqui, o passado e o presente, lendas e mitos se misturam e entrelaçam compondo uma bela história, cheia de fé e tradição. A história deste lugar fica ligada às origens do Brasil (22/04/1500). Por aqui passaram pessoas que entraram no “panteão” da história brasileira. Já fazem séculos, que nativos olhando para o rosto materno da sua padroeira Nossa Senhora d’Ajuda, viviam a felicidade e alimentavam a sua fé.

A fundação do Arraial d’Ajuda é ligada diretamente com a chegada da Imagem de Nossa Senhora d’Ajuda, trazida no ano de 1549 pelos jesuítas portugueses. Os religiosos chegaram para estas terras em três naus: Conceição, Salvador e Ajuda, que posteriormente viriam a ser nomes de cidades e suas primeiras igrejas. Sobre as origens do Santuário chamado Arraial d’Ajuda em 1722, o Frei Agostinho de S. Maria, no seu livro “Santuário Mariano...” anotou: (...) esta ermida começou de paus, ramos, era coberta de folhas de palma como são feitas muitas casas na América. E logo, o Pe. Manoel da Nóbrega colocou no altar a imagem de Nossa Senhora d’Ajuda a realizar infinitos milagres e maravilhas, que ainda até o presente continuam.

A construção da ermida, que abrigava a imagem de Nossa Senhora d’Ajuda, começou nos primeiros meses do ano de 1550. Como era de costume na época, as ermidas foram bastante primitivas com a abertura de palha. Cada uma dessas ermidas tinha um altar de saudação a Nossa Senhora com seu rebátulo ou imagem móvel, que se podia retirar com facilidade.

A construção definitiva, “a moderna de pedra e cal” foi executada em 1772 pelo ouvidor José Machado Monteiro. Desde seus inícios a igreja passou por diversas reformas. Entre elas, a mais significativa aconteceu em 1999/2000, realizada pelo Ministério da Cultura e IPHAN. Em 2006 após as chuvas foram feitos reforços da ladeira e construída também a nova escadaria.

Atrás da Igreja existe uma fonte de água pura, considerada pelos nativos e romeiros como água milagrosa. Em Arraial d’Ajuda existe a secular tradição de romarias. A pé ou à cavalo, antigamente, famílias inteiras faziam suas peregrinações, principalmente no período da festa da Padroeira, que acontece no dia 15 de agosto. Os romeiros acampavam os seus animais em baixo da ladeira e no Arraial ficavam sempre alguns dias para acompanhar as atividades religiosas do Santuário; rezavam o terço, cantavam benditos, participavam da Missa e também restauravam as forças para o caminho de volta. Atualmente, são poucas as romarias que vem a pé para Arraial. A maioria vem de ônibus e fica hospedada em pousadas.
A ação evangelizadora do Santuário pretende fazer bom acolhimento: lugar do anúncio da palavra de Deus, missão permanente dos moradores e visitantes, como também profunda vida sacramental, a partir da Eucaristia e da importância da vivência comunitária. O Santuário recebe, durante o ano inteiro, muitos romeiros, peregrinos e turistas. Sem dúvida alguma, é um lugar onde a tradição e a fé se encontram. O próprio ambiente da Igreja leva as pessoas para oração e reflexão.

Em 1996, o Beato Papa João Paulo II, criou a Diocese de Eunápolis e nomeou como primeiro Bispo, Dom José Edson Santana Oliveira.

A pedido de Dom José, no dia 28 de fevereiro de 1999, os Missionários Redentoristas da Vice-Província da Bahia assumiram o trabalho pastoral e administrativo do Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda e a Paróquia do Divino Espírito Santo de Vale Verde com as comunidades pertencentes.

Em 2006, o Arraial foi desmembrado da Paróquia Divino Espírito Santo. Assim, criou-se a nova Paróquia de Nossa Senhora d’Ajuda, com matriz na Igreja São Pedro, em construção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário